Back
Os melhores sítios para estudar e trabalhar no Porto

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta for “sim”, então temos uma notícia maravilhosa para ti: há muitos sítios onde estudantes Erasmus e Digital Nomads podem estudar e trabalhar no Porto.

Para máxima concentração, experimenta as melhores bibliotecas públicas do Porto. Mas se quiseres deixar tua rotina mais interessante, um café cat-friendly para fazeres carinho em gatinhos resgatados enquanto trabalhas é uma excelente ideia. Ou que tal uma tarde de estudos rodeado pelos maiores músicos de Portugal? As opções de sítios confortáveis, silenciosos, com Wi-Fi gratuito e menus deliciosos no Porto são infinitas.

Então, para facilitar a tua vida, fizemos uma selecção dos 6 melhores sítios testados e aprovados para trabalhar e estudar no Porto.

1. Mustache Coffee House

Localizada na Praça Carlos Alberto, junto à Reitoria da Universidade do Porto, a Mustache Coffee House é um óptimo local para estudar no Porto. Esse café têm Wi-Fi gratuito e um ótimo expresso 100% arábica para quando precisares de mais energia. A fome chegou?

Então peça uma - ou mais - das sobremesas mais vendidas da Mustache Coffee House: a tarte banoffee, o bolo de cenoura e o cheesecake.

A Mustache Coffee House costuma estar cheio de estudantes, por isso nem sempre é fácil encontrar um espaço para sentar.

Localização: Praça de Carlos Alberto 104

Horário de funcionamento: Quarta a Segunda-feira (10 am - 2 pm)

2. O Porto dos Gatos

Como sugere o nome, gatinhos fofos é exatamente o que encontrarás neste café. Situado no Bonfim, perto da estação de metro Campo 24 de Agosto, O Porto dos Gatos é um bom sítio para ir trabalhar/estudar, mas também fazer uma pausa para abraçar gatinhos resgatados.

O Porto dos Gatos tem um meny 100% vegano com muitas opções de lanche, como cachorro e francesinhas sem carne. Há também bebidas quentes com nomes super criativos, como o “CATucino”. Podes escolher uma mesa interna, se quiseres um espaço mais intimosta, ou sentar-te no terraço se precisares tomar um pouco de ar fresco.

Localização: Av. de Rodrigues de Freitas, 93

Horário de funcionamento: Segunda a sábado (10 am às 7 pm)

3. Xior Study Rooms

Os study rooms da Xior são o sítio perfeito para estudantes no Porto que precisam de um foco extra durante os exames finais. Queres um ambiente espaçoso para trabalhar em projetos de grupo com seus amigos? Ou precisas de um espaço silencioso apenas para tu e teus livros? Na residência Xior do Porto há ambos: tanto salas de estudo privativas como study rooms com mesas corridas para grupos.

E caso precises de uma pausa entre os estudos, a residência da Xior no Porto têm muitos espaços comuns para relaxares. Podes tanto ir para o terraço externo para respirar ar puro, ou para a sala de TV assistir um pouco de Netflix!

Localização: Os study rooms estão na residência da Xior no Campus Asprela e estão disponíveis apenas para moradores.

4. Bar dos Artistas, na Casa da Música

Muitos achariam estranho ir a uma sala de concertos para estudar. Mas a Casa da Música abriga um dos melhores sítios para trabalhar e estudar no Porto. Chamado Bar dos Artistas este café tem mesas espaçosas onde os músicos costumam fazer uma pausa entre os ensaios e concertos.

E caso não queiras gastar com comida e bebida, não te preocupes, pois não precisas de comprar nada no café para usar as mesas. Podes até levar um lanche saudável!

Localização: R. dos Vanzeleres 36, a 5 minutos da estação de metro Casa da Música

Horário de funcionamento: Segunda a sábado (10 am - 7 pm), domingo e feriados (10 am - 6 pm)

5. Biblioteca Municipal Almeida Garrett

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett está localizada nos idílicos Jardins do Palácio de Cristal. Por isso, sempre que precisares tirar os olhos dos livros podes dar um passeio ao ar livre rodeado pela natureza. A biblioteca é muito famosa entre os estudantes no Porto por ter mesas espaçosas - que podem ser usadas individualmente ou por grupos -, por ter óptima conexão à Internet e muitas entradas onde podes carregar teus dispositivos.

A Biblioteca Municipal Almeida Garret também é um sítio super sossegado, então não terás muitas distrações. Isso sem falar no grande acervo de livros e jornais que pode ser consultado todos que têm oi cartão de leitor.

A única desvantagem é que a Biblioteca Municipal Almeida Garret não fica perto de nenhuma estação de metro. Existem, no entanto, muitos autocarros a circular pela região.

Localização: Jardins do Palácio de Cristal, Rua de Dom Manuel II

Horário de funcionamento: Segunda-feira (14 pm - 6 pm), terça a sábado (10 am - 6 pm)

6. Café Manifesto

Apesar deste café ficar em Matosinhos, está perto da estação de metro Mercado (Linha A), então é fácil de acessar. O Manifesto Café é um sítio criativo e inspirador, com uma longa mesa compartilhada rodeada por revistas e livros. As opções de comida neste café são poucas (há somente cookies caseiros e café), mas boas.

Localização: Mercado Municipal de Matosinhos, R. França Júnior 1

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira (10am - 1 pm e 2pm - 7 pm) sábado (10 am- 1 pm e 2 pm - 8 pm)

Ultimas
Experiência Universitária no Porto

Como estudante a viver no Porto, tens a sorte de estar no epicentro de uma das festas mais emblemáticas e animadas de Portugal - o São João.

Experiência Universitária no Porto

O Porto oferece uma vasta gama de restaurantes económicos que proporcionam experiências gastronómicas deliciosas e autênticas, sem gastar …

Experiência Universitária no Porto

À medida que a Primavera se desenrola, os estudantes podem estar à procura de coisas excitantes e divertidas para fazer na cidade. …

Experiência Universitária no Porto

Antes de escolheres uma cidade para morar, é fundamental saberes o custo de vida, pois isso é decisivo para entenderes como será o teu …

Experiência Universitária no Porto

Porto, localizado junta à encosta do rio, tem uma característica muito particular, quase todos os bares e discotecas estão localizados na …

Experiência Universitária no Porto

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o Porto pode ser uma opção muito boa para ti.

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos no Porto: o S. João!

Durante o teu tempo livre no Porto, não penses duas vezes: explora o que de melhor a cidade tem para oferecer. Reunimos 10 coisas …

Não tens a certeza se o Porto foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta …

O Porto é um dos principais destinos para estudantes na Europa. Com um custo de vida muito acessível, o Porto atrai milhares de estudantes e …

Sabias que o Porto é tão bom quanto Lisboa quando se trata de Erasmus? Sim! Com cerca de 12 mil estudantes internacionais, o Porto tem …

Queres saber onde podes comer por um preço acessível no Porto? Então vê a nossa lista de restaurantes onde podes fazer refeições incríveis …

Está um dia chuvoso e perdeste a vontade de aproveitar o dia? Damos-te cinco dicas de como aproveitares o teu dia no Porto, faça chuva ou …

A tua grande experiência universitária está ao virar da esquina, por isso vamos dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua …

As nossas residência conseguem ser um ótimo espaço para te divertires, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O Porto tem imensas ofertas durante todo o ano, por isso não seria diferente durante o outono. Vê todas as nossas sugestões no Porto durante …

O Porto tornou-se num dos melhores destinos de férias, trabalho e estudo! A cidade é conhecida pelas suas Francesinhas, azulejos e edifícios …

Queres ficar a viver no Porto depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam o Porto numa cidade …