Back
5 razões para escolher o Porto para estudar!

Localizada na margem direita do rio Douro, o Porto é uma cidade de uma beleza deslumbrante e um ótimo lugar para estudar no norte de Portugal. É a 2ª maior cidade de Portugal e uma das principais áreas urbanas do Sudoeste da Europa. O Porto é uma cidade muito vibrante com a sua população local muito carinhosa e acolhedora para todos os estudantes e visitantes.

Sabias que o Porto é um dos mais antigos centros europeus com a sua povoação de muitos séculos? Portanto, se vens aqui para estudar, explora esta cidade nas tuas horas vagas para saber mais sobre a cultura e história portuguesa.

Quando estiveres a equacionar o Porto como o teu destino para estudar, é bastante útil veres os fatores que achamos ser os mais importantes para os estudantes:

1. Universidades

A cidade possui excelentes universidades e centros de pesquisa. As universidades do Porto cobrem uma vasta gama de licenciaturas, mestrados e até doutoramentos. Podes tirar estes cursos em português, inglês ou espanhol!

Existem várias universidades nesta cidade onde podes estudar. Estas universidades incluem o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Portucalense, a Oporto Business School, etc. Entre estas, a Universidade do Porto é considerada uma das melhores universidades de Portugal.

2. Oportuidades de carreira

A economia do Porto está em constante desenvolvimento e por isso atrai muitos jovens profissionais. É conhecida pelo seu vinho do Porto, pelo que existem muitas oportunidades na indústria do vinho do Porto. Existem várias outras indústrias que estão a crescer a um ritmo acelerado no país, como o setor de serviços, manufatura, etc.

A cidade é também um centro de start-ups inovadores, onde os alunos podem encontrar muitos estágios e empregos. Existem inúmeras grandes empresas como o Millennium Bank, Sonae, Deloitte, Accenture, BPI, etc. que atraem jovens talentos.

3. Vida Portuense!

O Porto é uma cidade magnífica, onde podes apenas passear pelas ruas estreitas, descontrair nos inúmeros cafés, desfrutar das praias, admirar a arquitectura moderna e saborear o mundialmente famoso Vinho do Porto. Os adeptos do desporto podem encontrar vários eventos desportivos a decorrer: hóquei, ténis e futebol.

A vida noturna aqui é extasiante e boémia. Visita o café Piolho, ponto de encontro da maioria dos universitários do Porto. Existem inúmeros outros pubs e bares como o Adega, o bar Erasmus e o Bar 77, que são bastante procurados pelos estudantes no Porto.

4. Custo de Vida

O custo de vida é bastante acessível aqui. Como estudante, deves reservar algum dinheiro para alimentação, transporte, aluguel e vida social. Os preços das rendas estão a subir um pouco agora, mas ainda existem várias acomodações para estudantes a preços acessíveis na cidade. Apesar de serem acessíveis, essas residências estudantis oferecem um espaço confortável com todas as comodidades básicas.

O sistema de transporte também é muito bom no Porto, com uma extensa rede de autocarros e várias linhas de metros. A presença destes meios de transporte público permite que os alunos explorem a cidade e cheguem à universidade sem gastar muito dinheiro ou tempo. Num mês, provavelmente não gastarás mais de €100 em comida se cozinhares principalmente as tuas próprias refeições e, ocasionalmente, comer fora.

5. Clima

As boas condições climatéricas do Porto atraem anualmente um grande número de turistas e estudantes. O clima é bastante agradável durante todo o ano, com verões secos e invernos amenos e chuvosos. O excelente clima permite que possas fazer praticamente qualquer atividade que desejares durante todo o ano. Enquanto vivem no Porto, os alunos podem usufruir das melhores condições climatéricas permitindo-lhes relaxar na praia, explorar a cidade ou desfrutar de algumas atividades de aventura.

Ultimas
Experiência Universitária no Porto

Como estudante a viver no Porto, tens a sorte de estar no epicentro de uma das festas mais emblemáticas e animadas de Portugal - o São João.

Experiência Universitária no Porto

O Porto oferece uma vasta gama de restaurantes económicos que proporcionam experiências gastronómicas deliciosas e autênticas, sem gastar …

Experiência Universitária no Porto

À medida que a Primavera se desenrola, os estudantes podem estar à procura de coisas excitantes e divertidas para fazer na cidade. …

Experiência Universitária no Porto

Antes de escolheres uma cidade para morar, é fundamental saberes o custo de vida, pois isso é decisivo para entenderes como será o teu …

Experiência Universitária no Porto

Porto, localizado junta à encosta do rio, tem uma característica muito particular, quase todos os bares e discotecas estão localizados na …

Experiência Universitária no Porto

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o Porto pode ser uma opção muito boa para ti.

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos no Porto: o S. João!

Durante o teu tempo livre no Porto, não penses duas vezes: explora o que de melhor a cidade tem para oferecer. Reunimos 10 coisas …

Não tens a certeza se o Porto foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta …

O Porto é um dos principais destinos para estudantes na Europa. Com um custo de vida muito acessível, o Porto atrai milhares de estudantes e …

Sabias que o Porto é tão bom quanto Lisboa quando se trata de Erasmus? Sim! Com cerca de 12 mil estudantes internacionais, o Porto tem …

Queres saber onde podes comer por um preço acessível no Porto? Então vê a nossa lista de restaurantes onde podes fazer refeições incríveis …

Está um dia chuvoso e perdeste a vontade de aproveitar o dia? Damos-te cinco dicas de como aproveitares o teu dia no Porto, faça chuva ou …

A tua grande experiência universitária está ao virar da esquina, por isso vamos dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua …

As nossas residência conseguem ser um ótimo espaço para te divertires, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O Porto tem imensas ofertas durante todo o ano, por isso não seria diferente durante o outono. Vê todas as nossas sugestões no Porto durante …

O Porto tornou-se num dos melhores destinos de férias, trabalho e estudo! A cidade é conhecida pelas suas Francesinhas, azulejos e edifícios …

Queres ficar a viver no Porto depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam o Porto numa cidade …