Back
Top 10 coisas a fazer no Porto para estudantes

Quando se trata de coisas incríveis para ver e fazer, o Porto não decepciona. Charmoso, repleto de pessoas amigáveis e muito bem localizado no norte de Portugal, o Porto carrega muita história nos seus edifícios medievais, igrejas barrocas e pontes monumentais. Isso sem mencionar o óptimo clima que permite fazer atividades ao ar livre durante todo o ano. E é exatamente por isso que tantos estudantes e jovens profissionais amam o Porto!

Escolher o Porto como destino para estudares em Portugal é uma excelente ideia, especialmente do ponto de vista académico. O Porto tem diversos programas de licenciatura e pós-graduação, alguns deles até ​​em inglês. Aliás, sabias que o Porto é a sede de uma das melhores Universidades da Europa, a Universidade do Porto?

Nós sabemos que durante a tua estadia em Portugal, vais estar ocupado com exames e com trabalho. Mas nas horas vagas, não penses duas vezes em explorar o melhor que o Porto tem para oferecer. Reunimos 10 coisas incríveis que tens de experimentar durante a tua estadia no Porto. Estas dicas vão manter-te totalmente entretido e ajudar-te a vivenciar o melhor da cultura portuguesa.

1. Sobe a Torre dos Clérigos para uma vista deslumbrante:

Prepara-te para uma das vistas mais deslumbrantes do Porto. Esta torre de 75,6 metros de altura faz parte da Igreja dos Clérigos, construída entre 1735 e 1748, e pode ser avistada de quase todo o Porto. Antigamente, a Torre dos Clérigos costumava ser um dos edifícios mais altos de Portugal. Para ter acesso à vista deslumbrante da torre, tens que subir 240 degraus, mas vale muito pena. É também uma óptima maneira de queimares as calorias extra de todos os deliciosos vinhos e doces portugueses! Ao chegar ao topo, vais ser imediatamente recompensado com um panorama deslumbrante do Porto e uma vista especial da Cidade Velha e do Rio Douro. O topo da Torre dos Clérigos também é um excelente local para tirares excelentes fotografias!

2. Saboreia um vinho no Cais da Ribeira:

Situada na margem do rio Douro, a Ribeira é um dos locais mais vibrantes do Porto. Colorida e animada graças às suas charmosas casas localizadas nas margens do rio, a Ribeira é o sítio perfeito para desfrutares de um dia quente de verão ou veres o pôr do sol. Esta zona está repleta de excelentes restaurantes com esplanadas de frente para o Douro, o que significa que podes saborear uma deliciosa refeição e um vinho enquanto aprecias a vista do rio. Também podes pegar numa garrafa, sentar-te nas margens do Douro e ver um pôr-do-sol deslumbrante com vista para a Ponte Dom Luís I.

3. Faz um cruzeiro pelo Rio Douro:

Esta é definitivamente uma experiência que não podes perder enquanto estudares no Porto. Reúne alguns amigos e vai até à Ribeira, onde muitas empresas oferecem cruzeiros de uma hora a preços muito acessíveis (normalmente cerca de 15 €). Se te apetecer gastar um pouco mais, podes optar por um passeio que inclui uma degustação de vinhos. Em qualquer uma destas opções, vais conseguir ver que há algo de muito especial no Rio Douro.

4. Explora o Centro Histórico do Porto a pé:

Na nossa opinião, uma das melhores formas de conheceres verdadeiramente uma cidade é passear livremente e perderes-te pelas ruas. O Porto é uma caixinha cheia de surpresas, e tem dezenas de becos encantadores para descobrires a pé. Enquanto viveres no Porto, vais ter muito tempo para passear e um dos melhores sítios para explorares a pé é o Centro Histórico. Aliás, esta zona do Porto é um Património Mundial da UNESCO, graças a uma rica história de 2.000 anos. Esta área tem uma forte identidade cultural, que está presente em monumentos como: o edifício neoclássico da Bolsa de Valores e a Igreja de Santa Clara, de estilo tipicamente português manuelino.

5. Visita a icónica Livraria Lello:

Considerada pela Lonely Planet a 3ª livraria mais bonito do mundo, esta loja de livros tem mais de um século de história. A Livraria Lello, como a conhecemos hoje, foi inaugurada em 1906 num prédio projectado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. A maioria das pessoas, não visita a Livraria Lello pelos livros, mas sim para conhecer o edifício, que tem uma fachada neogótica colorida pintada por José Bielman, um tecto majestoso e uma escadaria ornamentada.

Mas é claro que a Livraria Lello também tem um acervo incrível de livros, com obras de autores portugueses como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga. Há alguns anos a entrada para a Livraria Lello era gratuita, mas agora tens de pagar 5€ para a visita. Prometemos que vale a pena!

6. Planeia uma viagem de fim de semana com amigos:

Queres escapar da vida na cidade? Precisas de uma pausa rápida dos exames e do trabalho? Então estás com sorte! O Porto é bem situado a uma curta distância de muitas cidades portuguesas fantásticas e, por isso, podes tanto fazer uma viagem rápida de um dia, como passar o fim-de-semana fora com os teus amigos. No verão, vais até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, que é com certeza um dos sítios mais bonitos do mundo.

Localizado perto da fronteira espanhola, o Gerês é o único parque nacional oficial de Portugal e está coberto por pinhais, colinas, vales, rios e lagoas cristalinas.

Do Porto, também podes ir até Braga, a cidade mais antiga de Portugal, com de 2.000 anos de história que remonta ao Império Romano, quando a cidade ainda se chamava Bracara Augusta. Embora Braga seja a terceira maior cidade de Portugal, é extremamente fácil de conhecê-la a pé. Durante o passeio, podes ver muitos edifícios antigos e igrejas que te levam numa verdadeira viagem de volta ao tempo. Dica imperdível em Braga: uma visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte, um Património Mundial da UNESCO construído no século XVIII. Com uma incrível escadaria rodeada de jardins e flores, o Santuário do Bom Jesus do Monte tem um miradouro que oferece a vista panorâmica mais incrível de Braga.

Do Porto, também podes ir até Guimarães, Aveiro, Minho, Matosinhos… a lista é infinita!

7. Visita a Fundação de Serralves:

Muitos não conhecem este local, mas a Fundação de Serralves é uma das mais importantes instituições culturais do mundo. Situada na Foz, um pouco afastado do centro da cidade do Porto, a fundação abriga um Museu de Arte Contemporânea, a Casa de Serralve, um auditório e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Os nossos dois sítios preferidos da Fundação de Serralves são o Museu, um edifício modernista projectado pelo renomado arquitecto português Álvaro Siza Vieira, e o parque de 19 hectares, repleto de jardins botânicos com notáveis ​​esculturas.

8. Concerto na Casa da Música:

O prédio em si, projectado pelo mundialmente famoso arquitecto holandês Rem Koolhaas, já vale a visita. Podes tanto fazer uma visita guiada ao edifício ou assistir a um concerto ao vivo. A programação da Casa da Música vai do clássico ao urbano, e existem 4 grupos residentes: Orquestra Sinfónica, Conjunto Remix, Orquestra Barroca e o Coro.

Vá até os Jardins do Palácio de Cristal para um momento de tranquilidade: Estes idílicos jardins do século 19 são, provavelmente, os mais bonitos e românticos do Porto. Projectados pelo arquitecto francês Émile David, os Jardins do Palácio de Cristal foram desenvolvidos para fazer parte de um antigo palácio que existia na área. Em 1956 o palácio foi demolido e substituído pelo pitoresco Pavilhão Rosa Mota, onde acontecem eventos anualmente. Mas o jardim é a verdadeira estrela do espectáculo, e está repleto de espécies de plantas como pinheiros, camélias e faias. Ah e podes também ver alguns pavões a andar livremente. A entrada é gratuita e, de um modo geral, os Jardins do Palácio de Cristal são um excelente local para um passeio tranquilo e para teres excelentes vistas do Porto.

Por último, mas não menos importante: faz uma degustação de Vinho do Porto! Como podes ver, deixámos o melhor para o fim, pois a prova de vinhos do Porto é uma experiência que não podes perder enquanto estiveres a estudar no Porto. O delicioso vinho é feito com uvas destiladas da região do Vale do Douro e é na cidade do Porto onde o vinho envelhece e depois é exportado. Não é por acaso que o Vinho do Porto é o produto mais popular do Porto e um dos vinhos mais consumidos na Europa. No Porto e arredores existem inúmeras caves de vinho do Porto que oferecem provas e visitas guiadas, onde podes experimentar diferentes tipos de vinho do Porto, do tinto ao rosé. As caves de vinho do Porto mais famosas no Porto são as Caves Calém, Sandeman, Porto Cruz, Taylors e Ferreira.

Ultimas
Experiência Universitária no Porto

Como estudante a viver no Porto, tens a sorte de estar no epicentro de uma das festas mais emblemáticas e animadas de Portugal - o São João.

Experiência Universitária no Porto

O Porto oferece uma vasta gama de restaurantes económicos que proporcionam experiências gastronómicas deliciosas e autênticas, sem gastar …

Experiência Universitária no Porto

À medida que a Primavera se desenrola, os estudantes podem estar à procura de coisas excitantes e divertidas para fazer na cidade. …

Experiência Universitária no Porto

Antes de escolheres uma cidade para morar, é fundamental saberes o custo de vida, pois isso é decisivo para entenderes como será o teu …

Experiência Universitária no Porto

Porto, localizado junta à encosta do rio, tem uma característica muito particular, quase todos os bares e discotecas estão localizados na …

Experiência Universitária no Porto

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o Porto pode ser uma opção muito boa para ti.

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos no Porto: o S. João!

Durante o teu tempo livre no Porto, não penses duas vezes: explora o que de melhor a cidade tem para oferecer. Reunimos 10 coisas …

Não tens a certeza se o Porto foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta …

O Porto é um dos principais destinos para estudantes na Europa. Com um custo de vida muito acessível, o Porto atrai milhares de estudantes e …

Sabias que o Porto é tão bom quanto Lisboa quando se trata de Erasmus? Sim! Com cerca de 12 mil estudantes internacionais, o Porto tem …

Queres saber onde podes comer por um preço acessível no Porto? Então vê a nossa lista de restaurantes onde podes fazer refeições incríveis …

Está um dia chuvoso e perdeste a vontade de aproveitar o dia? Damos-te cinco dicas de como aproveitares o teu dia no Porto, faça chuva ou …

A tua grande experiência universitária está ao virar da esquina, por isso vamos dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua …

As nossas residência conseguem ser um ótimo espaço para te divertires, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O Porto tem imensas ofertas durante todo o ano, por isso não seria diferente durante o outono. Vê todas as nossas sugestões no Porto durante …

O Porto tornou-se num dos melhores destinos de férias, trabalho e estudo! A cidade é conhecida pelas suas Francesinhas, azulejos e edifícios …

Queres ficar a viver no Porto depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam o Porto numa cidade …