Back
Porque é que os estudantes devem ficar pelo Porto?

Portugal é um dos países mais antigos na Europa. O Porto é uma das cidades onde a economia e a cultura portuguesa estão mais presentes. Esta cidade antiga com edifícios históricos e boa comida está em constante crescimento, no que diz respeito à visita de turistas e à permanência de estudantes em Erasmus. É mais barata e acessível do que outras cidades europeias, e nada falta nesta capital! Por isso, se és um estudante a planear estudar noutra cidade, ou quem sabe mudar-te para um novo país, aqui tens 5 razões pelas quais te deves mudar para o Porto.

1. Manhã de Verão, tarde de Outono, e noite de Inverno

A segunda maior cidade de Portugal tem um clima bastante típico! Num só dia podes ter uma manhã calorosa, uma tarde com um clima moderado e as noites geladas. Localizado no norte de Portugal, no Porto, podes aproveitar tanto atividades ao ar livre como indoor, sem perder nada do melhor que a cidade tem para te oferecer. Se és fã de vários tipos de atividades, então estás na cidade certa para ti! No Porto, encontras tanto os melhores museus como os melhores cafés para desfrutarem do teu tempo à beira mar ou à beira rio. Se és um adepto do sol, podes sempre aproveitar para relaxar nos maravilhosos parques que estão por toda a cidade. Por outro lado, se gostas mais de chuva mas também de aproveitar a cidade, podes visitar a famosa livraria Lello ou as emblemáticas cafeterias espalhadas por toda a cidade.

2. Custo de Vida

O custo de vida no Porto é baixo e esta é considerada uma das cidades mais acessíveis a nível financeiro na costa Ocidente da Europa. Não obstante, o centro do Porto consegue ser mais caro, é um dos locais onde podes aproveitar mais a vida portuguesa. Tanto a comida, como a bebida e os transportes são de preço bastante acessível, e com o cartão Andante podes circular por toda a cidade por apenas 30/40€ mensais. Em Portugal a comida é levada muito a sério, pelo que consegues encontrar pratos deliciosos por um baixo custo, em comparação com outras capitais europeias.

3. Oportunidades de Trabalho

O Porto é uma das cidades com mais oportunidades em Portugal, onde consegues encontrar inúmeros negócios, produções, e várias empresas ligadas ao turismo, por exemplo. Apesar de saber falar português seja sempre uma mais-valia em Portugal, outras línguas, como o inglês, também serão valorizadas, ainda que nem sempre seja obrigatório ter esse conhecimento. Por isso, no Porto, consegues ter inúmeras oportunidades de trabalho, pois quase todos os sectores estão presentes na segunda maior cidade de Portugal!

4. Segurança

Em 2020, Portugal ficou em 3º dos países mais seguros. O nível de crime é bastante baixo, o que permite que, em segurança, consigas explorar e aproveitar toda a cidade de forma tranquila. Ainda assim, aconselhamos que tenhas sempre mais cuidados em algumas zonas noturnas. A melhor parte do Porto são as pessoas, que, na generalidade, são bastante calmas, amáveis e prontas a ajudar, e abertas a outras culturas.

5. Instituições de Ensino de Excelência

Estudar no Porto permite que tenhas experiências espetaculares nas melhores universidades, algumas delas cotadas desta forma a nível mundial. Uma das melhores é a Universidade do Porto (UP). Encontras ainda boas faculdades, com um nome prestigioso, tais como a Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa. Estas instituições oferecem-te qualidade de ensino superior, e algumas até têm aulas exclusivamente em inglês. Podes encontrar os mais diversos cursos desde as áreas das humanidades e ciências sociais, até às áreas das ciências exatas!

Há imensas razões pelas quais os estudantes devem mudar-se para Porto, por isso, se estás a pensar estudar na capital de Portugal e estás à procura de alojamento, verifica todas as possibilidades da U.hub Xior Residences!

Ultimas
Experiência Universitária no Porto

Como estudante a viver no Porto, tens a sorte de estar no epicentro de uma das festas mais emblemáticas e animadas de Portugal - o São João.

Experiência Universitária no Porto

O Porto oferece uma vasta gama de restaurantes económicos que proporcionam experiências gastronómicas deliciosas e autênticas, sem gastar …

Experiência Universitária no Porto

À medida que a Primavera se desenrola, os estudantes podem estar à procura de coisas excitantes e divertidas para fazer na cidade. …

Experiência Universitária no Porto

Antes de escolheres uma cidade para morar, é fundamental saberes o custo de vida, pois isso é decisivo para entenderes como será o teu …

Experiência Universitária no Porto

Porto, localizado junta à encosta do rio, tem uma característica muito particular, quase todos os bares e discotecas estão localizados na …

Experiência Universitária no Porto

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o Porto pode ser uma opção muito boa para ti.

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos no Porto: o S. João!

Durante o teu tempo livre no Porto, não penses duas vezes: explora o que de melhor a cidade tem para oferecer. Reunimos 10 coisas …

Não tens a certeza se o Porto foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta …

O Porto é um dos principais destinos para estudantes na Europa. Com um custo de vida muito acessível, o Porto atrai milhares de estudantes e …

Sabias que o Porto é tão bom quanto Lisboa quando se trata de Erasmus? Sim! Com cerca de 12 mil estudantes internacionais, o Porto tem …

Queres saber onde podes comer por um preço acessível no Porto? Então vê a nossa lista de restaurantes onde podes fazer refeições incríveis …

Está um dia chuvoso e perdeste a vontade de aproveitar o dia? Damos-te cinco dicas de como aproveitares o teu dia no Porto, faça chuva ou …

A tua grande experiência universitária está ao virar da esquina, por isso vamos dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua …

As nossas residência conseguem ser um ótimo espaço para te divertires, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O Porto tem imensas ofertas durante todo o ano, por isso não seria diferente durante o outono. Vê todas as nossas sugestões no Porto durante …

O Porto tornou-se num dos melhores destinos de férias, trabalho e estudo! A cidade é conhecida pelas suas Francesinhas, azulejos e edifícios …

Queres ficar a viver no Porto depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam o Porto numa cidade …