Back
Os Santos Populares do Porto

Junho é o mês de festividades e celebrações dos Santos Populares em Lisboa! Um pouco por todo o país, todos os portugueses festejam a noite de Santo António, São João, e São Pedro, etc. Um dos principais é o das Festas de Lisboa, no dia 12 e 13 de Junho, Santo António, e o São João na noite de 23 para 24 de Junho no Porto.

Contexto Histórico

O São João no Porto acontece na noite de 23 para 24 de Junho, e é, desde sempre, uma festividade católica em que é celebrado o nascimento de São João Batista - a origem remete ainda para o festejo do solstício de Verão, anteriormente tratando-se de uma festa pagã. A festa é celebrada desde o séc. XIV, não havendo registos de anos anteriores, mas acreditando que possa ser ainda mais antiga.

São João não é o santo padroeiro do Porto, mas é, sem dúvida, o mais acarinhado e festejado por todos os portuenses que saem todos à rua para festejar a mais longa noite da cidade!

Celebrações no Porto

As celebrações do S. João no Porto têm várias tradições, mas uma das mais antigas são os alhos-porros usados para bater na cabeça das pessoas que passam! Cada vez menos usados pelas pessoas, os alhos-porros foram substituídos por martelos de plástico, e não há quem viva uma noite de S. João sem os ver e ouvir. O espírito de festa envolve toda a população que se reúne para lançar, também como tradição, os balões de ar quente no ar.

Ter um manjerico nesta altura do ano com uma quadra típica é obrigatório, bem como assistir ao tradicional fogo de artifício à meia noite, que decorre junto do Rio Douro, lançado a partir de barcos e da ponte Luiz I.

Festividades em Lisboa

Se estás em Lisboa ou pelo menos a pensar ir até lá, a cidade é também um local de eventos emocionantes para os Santos Populares. Lê tudo no nosso artigo, para que não percas nenhuma dica dos Santos Populares na capital de Portugal.

Ultimas
Experiência Universitária no Porto

Como estudante a viver no Porto, tens a sorte de estar no epicentro de uma das festas mais emblemáticas e animadas de Portugal - o São João.

Experiência Universitária no Porto

O Porto oferece uma vasta gama de restaurantes económicos que proporcionam experiências gastronómicas deliciosas e autênticas, sem gastar …

Experiência Universitária no Porto

À medida que a Primavera se desenrola, os estudantes podem estar à procura de coisas excitantes e divertidas para fazer na cidade. …

Experiência Universitária no Porto

Antes de escolheres uma cidade para morar, é fundamental saberes o custo de vida, pois isso é decisivo para entenderes como será o teu …

Experiência Universitária no Porto

Porto, localizado junta à encosta do rio, tem uma característica muito particular, quase todos os bares e discotecas estão localizados na …

Experiência Universitária no Porto

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o Porto pode ser uma opção muito boa para ti.

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos no Porto: o S. João!

Durante o teu tempo livre no Porto, não penses duas vezes: explora o que de melhor a cidade tem para oferecer. Reunimos 10 coisas …

Não tens a certeza se o Porto foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Já sentiste vontade de tirar as calças de moletom, sair da cama e ir para um sítio que realmente estimule tua produtividade? Se a resposta …

O Porto é um dos principais destinos para estudantes na Europa. Com um custo de vida muito acessível, o Porto atrai milhares de estudantes e …

Sabias que o Porto é tão bom quanto Lisboa quando se trata de Erasmus? Sim! Com cerca de 12 mil estudantes internacionais, o Porto tem …

Queres saber onde podes comer por um preço acessível no Porto? Então vê a nossa lista de restaurantes onde podes fazer refeições incríveis …

Está um dia chuvoso e perdeste a vontade de aproveitar o dia? Damos-te cinco dicas de como aproveitares o teu dia no Porto, faça chuva ou …

A tua grande experiência universitária está ao virar da esquina, por isso vamos dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua …

As nossas residência conseguem ser um ótimo espaço para te divertires, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O Porto tem imensas ofertas durante todo o ano, por isso não seria diferente durante o outono. Vê todas as nossas sugestões no Porto durante …

O Porto tornou-se num dos melhores destinos de férias, trabalho e estudo! A cidade é conhecida pelas suas Francesinhas, azulejos e edifícios …

Queres ficar a viver no Porto depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam o Porto numa cidade …