Back
Como conseguir um emprego como estudante em Lisboa

Muitos estudantes que mudam-se para Lisboa decidem procurar emprego depois de algum tempo a viver na cidade. Existem diferentes razões pelas quais isso acontece. Alguns estudantes gostam tanto de Lisboa que decidem ficar por lá. Outra razão - até bastante óbvia - é que ter um emprego é a melhor forma de arcar com os custos de vida noutro país ou cidade. Dessa forma, ser estudante em Lisboa não será tão caro, e poderás pagar o aluguel, fazer as compras mensais e talvez até mesmo economizar algum dinheiro para viajar.

Mas, acredites ou não, encontrar um emprego enquanto estudas em Lisboa vai muito além do dinheiro. Trabalhar vai trazer-te experiência, e muitas grandes empresas valorizam a experiência profissional no estrangeiro. Então, se estavas à procura de uma forma de melhorar o teu currículo, acabaste de encontrar uma. Outra coisa excelente é que trabalhar permite-te conhecer pessoas novas e fazer amigos com interesses e gostos semelhantes aos teus.

A questão é: como é que estudantes podem conseguir um emprego em Lisboa? Temos algumas dicas que podem ajudar-te a conseguir um emprego em Lisboa. Vê o nosso guia abaixo e descobre como conseguir aquele emprego com o qual sempre sonhaste!

Pesquisa informações sobre as burocracias e direito do trabalhadores em Portugal: Esta é a nossa dica mais importante, pois obter informações sobre a legislação em Portugal é o primeiro passo que deves dar quando procurares um emprego em Lisboa. Assim, terás uma ideia clara do que é possível para ti e como podes organizar-te para encontrar o emprego dos teus sonhos em Lisboa. Por exemplo, estudantes estrangeiros da UE / EEE podem trabalhar em Lisboa - e em Portugal - sem restrições do governo. Mas estudantes de fora da UE / EEE precisaram de um visto que permita trabalhar em Portugal. Felizmente, o Visto de Estudos permite que estrangeiros trabalhem em Portugal, mas é necessário uma de autorização do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Em todo o caso, recomendamos a todos os estudantes, especialmente aos que não são da UE / EEE, que leiam o máximo de informação possível em fontes fiáveis ​​para que possam aprender como trabalhar legalmente em Lisboa.

Pesquisa sobre o mercado atual de trabalho em Lisboa:

Também é importante que, antes de começares a procurar, tenhas pelo menos uma ideia de como é o mercado de trabalho em Lisboa. Uma óptima maneira de descobrires isso é conversar com as pessoas que vivem em Portugal ou Lisboa. Tens um amigo ou familiar que está em Lisboa? Não hesites em entrar em contacto para perguntar sobre a situação atual do mercado de trabalho. O desemprego aumentou devido à pandemia de COVID-19, mas mesmo assim algumas indústrias e empresas ainda estão a contratar. Setores como TI, comunicação/call center e, principalmente, atendimento ao cliente estão continuamente a contratar. O lado bom destes sectores, principalmente de atendimento ao cliente, é que eles costumam contratar nativos de outros idiomas que não o português, como inglês, francês, holandês, italiano e alemão.

Melhora o teu perfil no Linkedin e o teu currículo:

Isto é obrigatório não só para estudantes que estão a procura de emprego em Lisboa, mas para qualquer profissional que queira encontrar um trabalho. Não é segredo que, quando tu tiras algum tempo para melhorar o teu perfil no LinkedIn e o teu currículo, aumentas as chances de seres contratado. Se adoras o universo digital e gostas de estar online, vai até ao Linkedin, uma das redes sociais mais populares do momento, com uma média de 80 milhões de usuários ativos por mês. O teu perfil do Linkedin vai ser a base da tua marca pessoal, portanto, cria um perfil forte, com uma imagem profissional, uma headline chamativa e boas descrições das tuas habilitações e conquistas. Além disso, reserva tempo do teu dia para fazeres publicações interessantes e interagires com outros usuários, mesmo que seja apenas através de likes e comentários. Dessa forma, a tua rede de contactos aumentará e os recrutadores terão mais chances de te encontrar. No Linkedin, também podes candidatar-te a empregos na tua cidade atual, neste caso, Lisboa.

Criar um bom currículo que destaque adequadamente as tuas habilitações e capacidades é fundamental. Faz a tua pesquisa e encontra um layout que faça justiça ao teu currículo. Além disso, estuda algumas dicas sobre como escrever um currículo forte em 2020 e estás pronto para seguir em frente.

Contacta agências de recrutamento:

Este pode ser um grande atalho para conseguires um emprego de estudante em Lisboa. Existem muitas agências de recrutamento conhecidas em Lisboa, podes visitar o site destas e verificar se existe alguma vaga para a qual te podes inscrever. O lado bom das agências de recrutamento é que estas têm grandes clientes, como multinacionais de renome, e podem até dar-te dicas profissionais de como melhorar o teu currículo ou preparar-te para uma entrevista.

Trabalhar como freelancer é uma excelente forma de ganhar dinheiro extra! Os estudantes que sonham em tornar-se Digital Nomads ou trabalhar remotamente vão adorar esta dica. O trabalho como freelancer pode oferecer muita flexibilidade, e se conseguires um trabalho deste género enquanto estudas em Lisboa, é provável que consigas viajar mais enquanto trabalhas.

Tens habilidades em fotografia, ilustração, edição de vídeo, escrita criativa ou redes sociais? Não sejas tímido, mostra-as ao mundo! Os trabalhos de freelancer, especialmente em design, criação de conteúdo, edição de vídeo e redes sociais são muito populares entre os estudantes em Lisboa, e existem diferentes sites e plataformas interessantes onde podes pesquisar.

Faz uma lista das tuas empresas favoritas em Lisboa e vai em frente:

Há muitas multinacionais de renome em Lisboa. Acede à secção “carreiras” nos sites dessas empresas e verifica se existe alguma vaga que corresponda ao teu perfil. Também podes dar o primeiro passo e fazer candidaturas espontâneas em empresas nas quais gostarias de trabalhar. Em Lisboa, encontrará multinacionais como a Siemens, L’Oreal, Samsung, Vodafone, NOS, Nestlé, Mercedez e Nokia, só para citar algumas. Uma boa notícia: estas multinacionais costumam ter programas anuais de trainees e estágios remunerados, que são boas opções de trabalho para os estudantes que querem ganhar mais experiência.

Também podes ficar atento à oportunidades em startups. A cidade de Lisboa tem uma um cenário efervescente de empresas tech, com muitas startups novas que normalmente estão à procura de jovens talentos internacionais.

Ultimas
Experiência Universitária em Lisboa

O inverno em Lisboa desenrola-se como um capítulo cativante, revelando um lado diferente do encanto da cidade. Embora a temperatura possa …

Experiência Universitária em Lisboa

Entre as inúmeras celebrações que têm lugar ao longo do ano, os Santos Populares destacam-se como um dos eventos mais aguardados e …

Experiência Universitária em Lisboa

Lisboa, a vibrante capital de Portugal, oferece uma infinidade de atividades emocionantes para desfrutares durante os fins-de-semana. Aqui …

Experiência Universitária em Lisboa

Ao longo dos anos, Lisboa, a capital de Portugal, tornou-se um destino popular para os turistas. A cidade oferece uma cultura rica, uma …

Experiência Universitária em Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal, é um destino popular para os estudantes internacionais. No entanto estudantes encontram-se a precisar de um …

Experiência Universitária em Lisboa

O inverno em Lisboa pode ser frio, mas é também uma época do ano em que a cidade ganha vida com a alegria das férias e eventos festivos.

Antes de escolheres uma cidade para viver é essencial conhecer o custo de vida, pois este é decisivo para entender como será o teu padrão de …

Em Lisboa, há uma variedade de locais para desfrutar com os amigos. Pode sair para discotecas ou bares, mas também pode sair para tomar uma …

Uma das melhores partes do verão é o tardio e fantástico pôr-do-sol, e nesta artigo vamos mostrar-te sitíos incríveis para desfrutares de um …

Se estás a pensar estudar noutro país, então aqui estão os 5 principais motivos pelos quais Lisboa pode ser uma opção muito boa para ti.

Lisboa tornou-se num dos melhores destinos para férias, trabalho, e para estudar. A cidade capital de Portugal é famosa pelas suas fachadas …

Trabalhar em Lisboa pode dar-te muita experiência, e muitas empresas valorizam a experiência profissional no estrangeiro. Se estás à procura …

Reune-te com todos os teus amigos da nossa #XiorFamily e festeja um dos feriados mais típicos em Lisboa: o Santo António!

Não tens a certeza se Lisboa foi a melhor escolha para a tua experiência de Erasmus? Neste artigo mostramos-te que SIM, foi!

Precisas de um estímulo extra para ativar tua produtividade enquanto estuda ou trabalha? Descobre, neste post, quais são os melhores cafés, …

Neste post, iremos detalhar as informações essenciais que precisas de saber antes de começares o teu Erasmus em Lisboa. Assim conseguirás …

Saber quais são os melhores restaurantes baratos em Lisboa é uma grande vantagem para estudantes Erasmus que querem economizar. Comer fora o …

O Outono trouxe a chuva, e o Inverno está quase a chegar, mas isto não significa que não possas aproveitar Lisboa! Encontra todas as dicas e …

A tua grande experiência universitária está a chegar, por isso damos-te algumas dicas para aproveitares a tua estadia em Lisboa ao máximo!

Nem sempre o clima está convidativo para saíres da tua residência, por isso damos-te algumas dicas de como aproveitares o teu tempo da …

O verão acabou, mas não precisamos ficar tristes. Confere estas sugestões incríveis para aproveitares o outono!

Se planeias estudar em Lisboa, então visitar estes palácios é obrigatório!

Lisboa tornou-se num dos melhores destinos para férias, trabalho, e para estudar. A cidade capital de Portugal é famosa pelas suas fachadas …

Queres ficar a viver em Lisboa depois de terminares os teus estudos? Então deixamos-te com 5 razões que tornam Lisboa numa cidade …

Nós escolhemos 10 passeios incríveis e gratuitos para fazeres enquanto estudas em Lisboa. Spoiler: há miradouros com vistas de cair o …

Em quase todas as zonas de Lisboa há ótimos cafés onde podes trabalhar enquanto toma um latte quentinho. Há também bibliotecas espaçosas com …

Saber quais são os melhores restaurantes baratos em Lisboa é uma grande vantagem para estudantes Erasmus que querem economizar. Comer fora o …

É normal que fiques indeciso ao tentar escolher em que zona deves viver em Lisboa. Afinal, cada bairro de Lisboa tem uma personalidade …

Lisboa é, sem dúvida, um dos melhores destinos para Erasmus na Europa. Além de oferecer um equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo, o …

Trabalhar em Lisboa pode dar-te muita experiência, e muitas empresas valorizam a experiência profissional no estrangeiro. Se estás à procura …