Back
Como te preparares para a época de exames!

A época mais temida de qualquer estudante universitário está a chegar: os exames! Mas esta fase nã otem de ser uma dor de cabeça, por isso mesmo a U.hub Xior vai-te dar algumas dicas para ultrapassares esta fase com grande sucesso!

Se iniciaste este ano o ensino superior, pode ser assustador ter tantos exames em tão pouco tempo, mas se seguires todos os pontos e conselhos que te deixamos, garantimos-te que será muito fácil concluíres com sucesso o semestre.

1. Organiza-te com tempo

Não faltar às aulas é fundamental para não te perderes na organização dos teus estudos. Com imensas unidades curriculares durante pouco tempo, é fácil perderes-te em tantos conhecimentos.

A nossa dica é que todas as semanas faças, por disciplina, um resumo do que aprendeste; desta forma, quando chegar a altura dos exames tens apontamentos suficientes para te dedicares aos estudos e conseguires aproveitar o máximo possível do que aprendeste.

2. Não leves distrações para o teu momento de estudo

Hoje em dia temos imensas distrações à disposição: telemóvel, tablet, televisão, redes sociais… Por isso, é fundamental que desligues as notificações do telemóvel, e outros dispositivos, para que, no tempo que dedicas ao estudo, seja 100% focado na matéria que tens de estudar.

Aconselhamos-te a pores um alarme: 1:30H de estudo seguido, e uma pause de 30H minutos para descontraires e poderes ceder a todas as distrações.

3. Escolhe um local calmo e confortável

Estares confortável no teu local de estudo é a melhor maneira de te concentrares o máximo possível no que estás a aprender. O mesmo acontece se escolheres um local calmo. Esta combinação é a mais propícia para um estudo eficaz. E, mesmo que não estudes muitas horas, estas serão 100% eficazes pois toda a tua concentração está ali.

4. Estipula um horário e cumpre-o

Quando temos muitas disciplinas para estudar, e vários exames em pouco tempo, é fundamental que organizes um horário dedicado a cada uma delas e que o cumpras. Se fores trocando várias vezes o tipo de matéria que estás a estudar, ajuda mais a não te aborreceres durante o teu estudo, e a não perderes o teu foco.

Sugerimos que escolhas 2 unidades curriculares para estudar por dia, e dividires, por exemplo, a manhã para uma e a tarde para outra. Assim, garantes de aproveitas o teu dia, e ainda ficas com o tempo depois de jantar para relaxares para o dia seguinte de estudo!

5. Não procrastines!

Procrastinar é um verbo bastante comum no seio universitário, mas aconselhamos-te a não o praticar! A organização e antecipação do estudo é fundamental para que não te sintas tão stressado e sobrecarregado com tanta matéria para pôr em dia no pouco tempo que os exames ocorrem.

Deves ter sempre em mente o ditado popular português que diz “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”!

6. Faz um brainstorming com os teus amigos sobre a matéria que irá sair nos exames

Rever todas as aulas que tivemos e tudo que foi leccionado pode ser um processo longo e cansativo, por isso, se o fizeres com amigos que estejam a estudar o mesmo que tu esse processo torna-se até divertido! Discute com os teus colegas o que foi ensinado, tira dúvidas e faz questões. Conversar sobre a matéria dada é uma excelente forma de interiorizá-la!

7. Usa a study room da tua residência U.hub Xior!

As nossas study rooms são perfeitas para esta fase da vida universitária: calmas e confortáveis, são o local ideal para te poderes concentrar e dedicar 100% aos teus estudos nesta fase mais importante! Também de podes juntar com os teus amigos, nas study rooms mais privadas, e debaterem os assuntos em conjunto.

Com estas 7 dicas garantimos-te que podes ultrapassar os exames com o máximo de sucesso, e acabar o semestre com boas notas. Vê algumas das nossas study rooms das nossas redes sociais!

Ultimas
Vida Universitária em Portugal

Ao iniciarmos um novo ano, é a altura ideal para nos prepararmos para o segundo semestre.

Vida Universitária em Portugal

Portugal, um país conhecido pela sua história rica, paisagens de cortar a respiração e cultura vibrante, tornou-se um destino cada vez mais …

Vida Universitária em Portugal

A época festiva em Portugal ganha vida com fantásticos mercados de Natal que captam o espírito de alegria e celebração. Duas das cidades …

Vida Universitária em Portugal

Criar o espaço de estudo ideal é uma parte essencial da tua vida académica. É nele que passarás inúmeras horas a pesquisar, a ler, a …

Vida Universitária em Portugal

A vida universitária é uma viagem cheia de oportunidades de crescimento, aprendizagem e independência. No entanto, também pode ser exigente, …

Vida Universitária em Portugal

Mudar para uma residência de estudantes pode ser uma experiência emocionante e transformadora, e um dos aspectos mais significativos desta …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes. Para garantir que começas o semestre com o pé direito, …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes de uma residência de estudantes.

Planear a tua experiência de estudo em Portugal exige muito tempo e esforço. Mas com a Xior temos tudo controlado!

Desde festivais de música e dança a celebrações tradicionais e mostras culturais, este mês oferece uma abundância de experiências que irão …

Embarcar numa aventura para explorar um novo país é uma perspectiva empolgante, especialmente para os estudantes que procuram alargar os …

Com o sol de verão a brilhar intensamente e as temperaturas a subir, não há melhor forma de abraçar a estação do que rumar às deslumbrantes …

Desde celebrações culturais a festivais de música, julho em Portugal oferece algo para todos. Mergulha na atmosfera vibrante, explora o rico …

Portugal ganha vida em junho ao receber a época de Verão de braços abertos. Com as suas ruas pitorescas, atmosfera animada e rico património …

À medida que o final do semestre se aproxima, é altura de te concentrares e de te preparares para os importantes exames finais. Os exames …

Enquanto estudante universitário, é provável que estejas concentrado em obter o teu diploma e adquirir os conhecimentos e competências de …

O Dia da Liberdade, também conhecido como Dia da Liberdade, é um feriado nacional significativo em Portugal que comemora a revolução …

Iniciar uma nova aventura pode ser ao mesmo tempo excitante e desesperante. No entanto, se viveres connosco na Xior pode ser uma excelente …

Lisboa não é apenas a capital de Portugal, é também o centro do ensino superior do país. Lisboa oferece excelentes programas académicos, …

O Dia Internacional da Mulher é um dia importante para todas as mulheres em todo o mundo, incluindo as que vivem e trabalham nas nossas …

Estudar fora do teu país de origem é uma experiência que pode ser bastante transformadora.

Escolher onde irás morar durante a tua vida de estudante não é uma tarefa fácil. Irás enfrentar muitos tipos de serviços, opções e até …

A cultura portuguesa está espalhada por todos os lados, desde os grandes centros até a menor das vilas, desde o azulejo até a culinária …

No passado dia 1 de outubro, realizou-se a vigésima nona edição da World Traveller Awards em Espanha. Neste artigo iremos apresentar os …

Considerada uma das melhores cidades da Europa, Lisboa é bem conhecida pela sua vida noturna. A agitada vida noturna de Lisboa era um …

Portugal não é apenas um país de arquitetura diversa e rico em património cultural, mas também o mais escolhido de todos os destinos para …

Escolher a melhor zona para viver como estudante em Lisboa depende do teu perfil. Preferes um sítio com muitas opções de diversão noturna ou …

Vibrante e cosmopolita, Lisboa pode tem um estilo de vida agitado. O Porto, por outro lado, pode ser mais acessível, além de oferecer uma …

Portugal está repleto de opções incríveis de alojamento para ti. Tanto o Porto como Lisboa têm residências premium com estúdios totalmente …

Sabias que Portugal é um dos principais destinos de Erasmus na Europa? Sim! Isso porque existem inúmeras universidades bem classificadas em …