Back
Melhores Museus Para Visitar em Lisboa

A cultura portuguesa está espalhada por todos os lados, desde os grandes centros até a menor das vilas, desde o azulejo até a culinária local, com os melhores azeites do mundo. Por sua vez, Lisboa também é conhecida pela sua rica história e cultura. É também uma das cidades mais antigas do continente europeu e tem um carácter único.

Por todas estas razões, a Xior está presente com quatro residências nesta bela cidade, e com perspetiva de aumentar cada vez mais.

Para aproveitar ao máximo a sua estadia em Portugal e principalmente na Xior, fizemos uma lista com os melhores museus para você visitar na próxima vez que vier a Lisboa!

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Um projeto da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia já está mais do que consagrado nas iniciais MAAT. Com exposições incríveis, o museu está sempre recebendo novidades e convidando artistas. Eventos, também são frequentes neste espaço cultural de Lisboa.

O MAAT é um museu que pretende cruzar três áreas num só espaço, descoberta, pensamento crítico e diálogo internacional. Só o seu edifício vale, por si só, uma visita.

Museu Calouste Gulbenkian

O Museu Calouste Gulbenkian está localizado em Lisboa e guarda a coleção particular do fundador Calouste Sarkis Gulbenkian, um filantropo de origem Arménia, que morou em Portugal entre 1942 e 1955. O museu, cujas portas abriram em 1969, é um espaço museológico da fundação com o mesmo nome e é formado por dois circuitos independentes: um dedicado à Arte Oriental e Clássica e outro dedicado à Arte Europeia.

Tem um acervo de aproximadamente seis mil peças, mas pouco mais de mil estão expostas ao público em permanência. O museu funciona das 10h às 18h e fecha às terças-feiras. Nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro, o museu está fechado.

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches de Lisboa guarda uma importante coleção de carruagens reais do século XVI ao século XIX. É uma coleção única no mundo e respira melhor desde que em 2015 passou para um novo edifício na Avenida da Índia, a poucos metros do antigo Picadeiro Real, a primeira morada dos coches a partir de 1905, onde ainda existe um núcleo expositivo. O museu mostra a evolução completa dos veículos, desde os meios de transporte de tração animal até ao aparecimento do automóvel.

Quase desde a sua fundação que se sentia a necessidade de um espaço maior, o que só aconteceu mais de 100 anos depois. O primeiro coche a entrar no novo museu foi o Landau do Regicídio, talvez o mais icónico da coleção composta por viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa, Igreja e coleções particulares.

Museu Nacional de Arte Antiga

Localizado no Palácio Alvor, o Museu Nacional de Arte Antiga é o museu português com mais tesouros nacionais e obras de referência. O Museu foi criado em 1884, e está há quase 130 anos no Palácio Alvor e abriga a maior coleção pública portuguesa de arte com mais de 40 mil itens, entre eles, pinturas, esculturas, ourivesaria e artes decorativas, europeias, da África e do Oriente, onde se destacam, por exemplo, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.

Museu Nacional do Azulejo

O Museu Nacional do Azulejo documenta a história do uso do azulejo em Portugal e está localizado no antigo Convento da Madre de Deus. Este museu alberga algumas obras excecionais desde azulejos contemporâneos a azulejos mouros, azulejos Delft e azulejos de arte moderna. Não se esqueça de passar por uma das principais atracões, um grande quadro que representa a capital portuguesa antes do terramoto de 1755.

O principal objetivo deste espaço é o de recolher, conservar e estudar exemplares que representam com relevância a evolução da cerâmica e do azulejo em Portugal. Os azulejos são uma expressão artística distinta da cultura portuguesa, e você poderá aprender mais sobre eles dentro do antigo edifício do Convento de Madre Deus, fundado em 1509 pela Rainha Leonor.

Faça uma viagem através da história dos azulejos, do século XV até os dias de hoje. Ao lado da história dos azulejos, você vai explorar um belo exemplo do barroco português que é profusamente decorado com talhas douradas, pinturas e, é claro, azulejos.

Museu Oriente

O Museu do Oriente inaugurado em 2008 é um espaço de conhecimento e partilha, que conta a história da relação entre os portugueses e os povos da Ásia, pondo em relevo a diversidade cultural deste vasto território, contada através da arte, história e das tradições vivas da Ásia em 1600 peças de duas coleções.

Este museu testemunha a riqueza cultural, científica e artística do Oriente. Graças à dimensão e perspetiva das suas coleções, terá uma agradável sensação de evasão. Uma visita a este museu deve ser incluída no seu programa.

Ao longo de todo o ano, o Museu do Oriente organiza uma programação complementar, acolhendo artistas, académicos, curadores e projetos que refletem sobre a Ásia, suas múltiplas realidades e identidades, de forma transversal. Esta orientação manifesta-se nas várias vertentes da programação.

Gostaste das nossas sugestões? Então partilha connosco se seguiste algum dos nossos conselhos, não te esqueças de partilhar o artigo com os teus amigos, e de nos seguir nas redes sociais!

Ultimas
Vida Universitária em Portugal

Ao iniciarmos um novo ano, é a altura ideal para nos prepararmos para o segundo semestre.

Vida Universitária em Portugal

Portugal, um país conhecido pela sua história rica, paisagens de cortar a respiração e cultura vibrante, tornou-se um destino cada vez mais …

Vida Universitária em Portugal

A época festiva em Portugal ganha vida com fantásticos mercados de Natal que captam o espírito de alegria e celebração. Duas das cidades …

Vida Universitária em Portugal

Criar o espaço de estudo ideal é uma parte essencial da tua vida académica. É nele que passarás inúmeras horas a pesquisar, a ler, a …

Vida Universitária em Portugal

A vida universitária é uma viagem cheia de oportunidades de crescimento, aprendizagem e independência. No entanto, também pode ser exigente, …

Vida Universitária em Portugal

Mudar para uma residência de estudantes pode ser uma experiência emocionante e transformadora, e um dos aspectos mais significativos desta …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes. Para garantir que começas o semestre com o pé direito, …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes de uma residência de estudantes.

Planear a tua experiência de estudo em Portugal exige muito tempo e esforço. Mas com a Xior temos tudo controlado!

Desde festivais de música e dança a celebrações tradicionais e mostras culturais, este mês oferece uma abundância de experiências que irão …

Embarcar numa aventura para explorar um novo país é uma perspectiva empolgante, especialmente para os estudantes que procuram alargar os …

Com o sol de verão a brilhar intensamente e as temperaturas a subir, não há melhor forma de abraçar a estação do que rumar às deslumbrantes …

Desde celebrações culturais a festivais de música, julho em Portugal oferece algo para todos. Mergulha na atmosfera vibrante, explora o rico …

Portugal ganha vida em junho ao receber a época de Verão de braços abertos. Com as suas ruas pitorescas, atmosfera animada e rico património …

À medida que o final do semestre se aproxima, é altura de te concentrares e de te preparares para os importantes exames finais. Os exames …

Enquanto estudante universitário, é provável que estejas concentrado em obter o teu diploma e adquirir os conhecimentos e competências de …

O Dia da Liberdade, também conhecido como Dia da Liberdade, é um feriado nacional significativo em Portugal que comemora a revolução …

Iniciar uma nova aventura pode ser ao mesmo tempo excitante e desesperante. No entanto, se viveres connosco na Xior pode ser uma excelente …

Lisboa não é apenas a capital de Portugal, é também o centro do ensino superior do país. Lisboa oferece excelentes programas académicos, …

O Dia Internacional da Mulher é um dia importante para todas as mulheres em todo o mundo, incluindo as que vivem e trabalham nas nossas …

Estudar fora do teu país de origem é uma experiência que pode ser bastante transformadora.

Escolher onde irás morar durante a tua vida de estudante não é uma tarefa fácil. Irás enfrentar muitos tipos de serviços, opções e até …

A cultura portuguesa está espalhada por todos os lados, desde os grandes centros até a menor das vilas, desde o azulejo até a culinária …

No passado dia 1 de outubro, realizou-se a vigésima nona edição da World Traveller Awards em Espanha. Neste artigo iremos apresentar os …

Considerada uma das melhores cidades da Europa, Lisboa é bem conhecida pela sua vida noturna. A agitada vida noturna de Lisboa era um …

Portugal não é apenas um país de arquitetura diversa e rico em património cultural, mas também o mais escolhido de todos os destinos para …

Escolher a melhor zona para viver como estudante em Lisboa depende do teu perfil. Preferes um sítio com muitas opções de diversão noturna ou …

Vibrante e cosmopolita, Lisboa pode tem um estilo de vida agitado. O Porto, por outro lado, pode ser mais acessível, além de oferecer uma …

Portugal está repleto de opções incríveis de alojamento para ti. Tanto o Porto como Lisboa têm residências premium com estúdios totalmente …

Sabias que Portugal é um dos principais destinos de Erasmus na Europa? Sim! Isso porque existem inúmeras universidades bem classificadas em …