Back
As principais diferenças entre o Porto e Lisboa

Decidiste estudar em Portugal, mas estás com dificuldade em escolher entre o Porto ou Lisboa? Entendemos a tua dúvida. Afinal, ambas são das maiores e mais populares cidades de Portugal, e tanto Lisboa como o Porto oferecem grandes vantagens para a tua vida de estudante em Portugal. Portanto, é perfeitamente normal ficares um pouco indeciso.

Existem algumas diferenças entre o Porto e Lisboa, por isso dependendo do que procuras, poderás preferir uma à outra.

Neste post, revelamos as principais diferenças entre o Porto e Lisboa. Desta forma, poderás escolher sabiamente qual a melhor cidade para quando fores estudar em Portugal.

Custo de vida Porto vs Lisboa:

Já falamos um pouco sobre este tema neste post, mas no geral Portugal tem um dos menores custos de vida da Europa. Essa é uma das razões pelas quais Portugal se tornou uma opção tão atraente para estudantes, jovens trabalhadores e nómadas digitais que querem viver na Europa.

Lisboa: Por ser a capital e maior cidade de Portugal, Lisboa tem um custo de vida ligeiramente superior - cerca de 7% - do que o Porto. Por exemplo, arrendar quartos em residências para estudantes em Lisboa pode ser mais caro do que no Porto, aproximadamente 27%. Sendo que o alojamento é uma parte importante do orçamento de um estudante, muitos preferem viver no Porto. Comer fora em Lisboa também pode ser mais caro do que no Porto, principalmente porque Lisboa é um pouco mais turística. Mas não te preocupes! Se és um auténtico foodie que deseja encontrar sítios acessíveis para comer em Lisboa, é possível fazê-lo. Em Portugal, tanto em Lisboa como no Porto, come-se muito bem a preços razoáveis. Em Lisboa, há muitas Tascas fantásticas que servem óptimas refeições por 10€, com bebida e sobremesa incluídas.

Porto: Como já mencionámos, arrendar um quarto numa residência para estudantes no Porto pode ser um pouco mais barato do que em Lisboa. Por outro lado, embora Lisboa seja mais cara no que diz respeito ao aluguer de alojamento e comer fora, o Porto é ligeiramente mais caro quando se trata das compras mensais no supermercado- em média 6% mais caro. Os custos de transporte são semelhantes no Porto e em Lisboa, mas o Porto é uma cidade mais pequena, e se decidires viver no centro da cidade podes ir a pé para qualquer lugar.

Comida no Porto vs Lisboa:

Uma das coisas que os estudantes apreciam ao viver em Portugal é a comida. De Norte a Sul, Portugal tem pratos típicos fantásticos e a comida é uma parte muito importante na vida dos portugueses. Quando estudares em Portugal, prometemos que vais experimentar óptimos queijos, frutos do mar frescos, doces deliciosos e, claro, muito vinho!

Escolher entre o Porto e Lisboa com base na gastronomia é uma competição dura! Afinal, tanto o Porto como Lisboa têm uma comida reconfortante que aquece o coração e agrada os paladares mais exigentes.

Lisboa: Lisboa é um polo gastronômico que reúne autênticos restaurantes portugueses, cafés fotogénicos, restaurantes contemporâneos e bares. Com uma localização privilegiada próxima ao Oceano Atlântico, Lisboa tem frutos do mar e peixes incríveis, e podes degustar diferentes pratos feitos com o famoso bacalhau. Para frutos do mar ainda mais frescos, podes ir a cidades como Setúbal, no sul de Lisboa, para experimentar pratos famosos como o Choco Frito, uma espécie de polvo frito que vem acompanhado com batatas fritas. Queres comer algo doce? Podes também experimentar os mundialmente famosos Pastéis de Nata, que custam cerca de 1 € por unidade. Estás com desejo de pratos típicos de outros sítios? Lisboa tem óptimos restaurantes de todo o mundo, desde o Nepal e Moçambique, até Brasil e Oriente Médio. Se és vegetariano, também vais encontrar bons restaurantes e cafés com opções sem carne e laticínios.

Porto: A culinária tradicional do Porto vai muito além da amada Francesinha. Assim como a gastronomia de Lisboa, a comida do Porto é rica e variada. O Porto está situado na margem do Rio Douro, e a sua gastronomia reflecte as regiões circundantes. Quando estudares no Porto, vais experimentar de tudo um pouco desde: frutos do mar - como mariscos e amêijoas - até boas carnes e queijos. Uma das palavras que melhor descrevem a gastronomia do Porto é “conforto”, pois dá-te uma sensação imediata de bem-estar. Caso estejas com um espírito mais aventureiro, experimenta as Tripas à Moda do Porto, um prato típico da região, que é feito com feijão, salsicha, vegetais e ervas.

Pessoas: Alfacinhas x Tripeiros

Portugal também é conhecido por ser um país de hospitalidade calorosa e com um povo muito afável, o que faz toda a diferença quando se és um estudante a viver fora do teu país ou cidade de origem. As pessoas em Portugal são simpáticas e acolhedoras, mas alguns acreditam que o tipo de pessoas que vais conhecer depende um pouco da região para onde vais.

Curioso para saberes a diferença entre o povo do Porto e de Lisboa? Ou deveríamos dizer, Alfacinhas e Tripeiros?

Alfacinhas: Alfacinha é uma alcunha para quem nasceu em Lisboa. A razão? Ninguém sabe ao certo. A palavra foi usada pela primeira vez no século XIX pelo escritor português Almeida Garret no livro “Viagens Na Minha Terra”. Este escreveu: “Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste mundo são como a do Terreiro do Paço”. Há quem diga que é porque os Lisboetas cultivavam alfaces em pequenas hortas nos arredores da cidade. Outros acreditam que durante as batalhas contra os mouros, os lisboetas só tinham alface para comer.

Há também quem diga que os Alfacinhas podem por vezes ser menos amigáveis ​​do que as pessoas do Norte. Mas a questão é: Lisboa é uma cidade global, com um estilo de vida mais acelerado e um ambiente muito internacional, então as pessoas lá são diferentes, mas garantimos que igualmente simpáticas e agradáveis. O lado positivo é que, em Lisboa, vais encontrar grandes comunidades de brasileiros, franceses, britânicos e asiáticos, e podes conhecer pessoas de todo o mundo.

Tripeiros: Para resumir a história: no início do século XV, na época dos Descobrimentos, D.João Rei de Portugal começou a expandir os horizontes de Portugal e tentou conquistar Ceuta, no Norte de África. Este precisava de uma força militar maior, e muitos portuenses se ofereceram para ir, enquanto que os que ficaram ofereceram a carne que tinham para que a frota pudesse se alimentar. Os portuenses que não foram para a expedição ficaram apenas com tripas para comer. A viagem para a conquista de Ceuta foi vitoriosa, e o povo do Porto passou a ser orgulhosamente chamado de Tripeiros.

Como já dissemos, muitos dizem que os portuenses são as pessoas mais amigáveis ​​de sempre e que existe uma atmosfera muito familiar na cidade. O melhor é ires até ao Porto e descobrires por ti mesmo, mas garantimos que tanto em Lisboa como no Porto estarás rodeado de óptimas pessoas.

Estilo de vida no Porto vs em Lisboa

Portugal é um país relativamente pequeno, com um ambiente descontraído e pacífico. Quando fores estudar para Portugal, não esperes o mesmo estilo de vida agitado que terias em cidades como Londres ou Paris. Portugal, por outro lado, tem uma elevada qualidade de vida e é o 3.º país mais seguro do mundo, de acordo com o Global Peace Index. Embora Portugal seja um sítio mais tranquilo, está longe de ser entediante e, por isso, é perfeito para estudantes. Os portugueses são muito sociáveis ​​e gostam de comer fora, viajar e praticar desporto - especialmente futebol.

Tanto Lisboa como Porto têm um ambiente animado, mas cada uma destas cidades tem uma personalidade única.

Lisboa: Nos últimos, anos Lisboa tem estado sob os holofotes e tornou-se o local onde tudo acontece. Lisboa tem inúmeras startups e tem sediado eventos importantes do universo tech, como o Web Summit. O turismo em Lisboa também cresceu ao longo dos anos, o que levou à revitalização de muitos bairros que agora são verdadeiros hotspots repletos de cafés Instagramáveis, restaurantes e boutiques. Lisboa também é um sítio leve e alegre, principalmente no verão, quando as esplanadas e rooftops ficam lotadas de pessoas de todo o mundo. Como já dissemos, Lisboa é bastante internacional e ao andares pelas ruas lisboetas, vais ouvir muitos idiomas diferentes, desde o português até ao francês. Lisboa também tem óptimos museus, parques e muitas opções de lazer.

Porto: O Porto é uma cidade mais pequena e, por isso, embora seja quase tão turística quanto Lisboa, é um pouco mais tranquila. Enquanto que Lisboa é mais boémia, o Porto tem um ambiente mais tradicional, o que não é nada mau. O Porto possui um rico património cultural, então prepara-te para mergulhar totalmente na história da cidade enquanto te perdes nas encantadoras vielas medievais. Sabias que o centro histórico do Porto é um Patrimônio Mundial da UNESCO? A riqueza cultural é uma das melhores coisas do Porto, e a cidade abriga construções históricas monumentais, como a icônica Ponte Dom Luís I, a deslumbrante Estação de Comboio de São Bento, construída no século XX, e a Sé do Porto, com paredes cobertas em azulejos. Mas para além de toda a cultura e história, o Porto também é o lar de uma população jovem que adora festas. No solstício de verão, acontece a Festa de São João, um festival tradicional que começa no início da tarde de 23 de junho e costuma durar até à manhã de 24 de junho. Parece divertido, não?

Localização do Porto vs Lisboa

O Porto e Lisboa encontram-se a 310km de distância um do outro, cerca de 3 horas de viagem de carro. O Porto está localizado no Norte de Portugal e Lisboa na região centro- sul. Ambas têm excelentes localizações em Portugal, mas uma fica perto de praias paradisíacas e a outra está aninhada num vale deslumbrante. Lê abaixo para saberes mais!

Lisboa: Lisboa está situada no estuário do Rio Tejo, e tem um clima mediterrâneo com invernos curtos e amenos e verões quentes. Lisboa é o local ideal para os amantes da praia e a lista de praias incríveis que podes visitar é interminável. De transporte público, podes facilmente ir a praias como a Praia da Conceição e São Pedro do Estoril, ambas localizadas na área metropolitana de Lisboa. A partir de Lisboa, podes também facilmente ir até algumas das melhores e mais paradisíacas praias de Portugal, como Galapinhos, Ribeira do Cavalo e Praia da Comporta.

Porto: O Porto está situado na parte norte de Portugal e tem um clima oceânico com invernos amenos e chuvosos, e verões quentes. A localização do Porto não poderia ser mais perfeita, uma vez que a cidade está rodeada por montanhas e vinhas deslumbrantes. Uma viagem de um pouco mais de 1 hora de carro leva-te até ao deslumbrante Vale do Douro, um Património Mundial da UNESCO que é a região vinícola mais antiga do mundo, com uma história de 2.000 anos. Do Porto, podes ir também até outros sítios deslumbrantes, como a Serra da Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental e um excelente sítio para esquiar e provar o famoso queijo da Serra da Estrela, feito a partir de uma receita milenar. No verão, também podes ir à praia com os amigos, uma vez que o Porto não fica longe de praias como Leça da Palmeira.

Veredicto:

Então, qual das cidade é a ideal para estudantes que querem viver em Portugal: Lisboa ou Porto? Depende! Lisboa e Porto são iguais em charme, comida incrível, pessoas simpáticas e coisas para fazer, mas cada uma tem a sua personalidade única. Lisboa pode oferecer-te um estilo de vida mais vibrante e cosmopolitano, enquanto que o Porto pode ser perfeito para estudantes que querem gastar menos e ficar imersos em tradição e cultura. Só precisas de priorizar e decidir o que é melhor para ti. Independente do que decidires, podemos garantir: vais adorar tanto Lisboa como Porto e vais ficar feliz com a tua escolha.

Ultimas
Vida Universitária em Portugal

Ao iniciarmos um novo ano, é a altura ideal para nos prepararmos para o segundo semestre.

Vida Universitária em Portugal

Portugal, um país conhecido pela sua história rica, paisagens de cortar a respiração e cultura vibrante, tornou-se um destino cada vez mais …

Vida Universitária em Portugal

A época festiva em Portugal ganha vida com fantásticos mercados de Natal que captam o espírito de alegria e celebração. Duas das cidades …

Vida Universitária em Portugal

Criar o espaço de estudo ideal é uma parte essencial da tua vida académica. É nele que passarás inúmeras horas a pesquisar, a ler, a …

Vida Universitária em Portugal

A vida universitária é uma viagem cheia de oportunidades de crescimento, aprendizagem e independência. No entanto, também pode ser exigente, …

Vida Universitária em Portugal

Mudar para uma residência de estudantes pode ser uma experiência emocionante e transformadora, e um dos aspectos mais significativos desta …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes. Para garantir que começas o semestre com o pé direito, …

O início de um novo semestre académico é um momento emocionante para os estudantes de uma residência de estudantes.

Planear a tua experiência de estudo em Portugal exige muito tempo e esforço. Mas com a Xior temos tudo controlado!

Desde festivais de música e dança a celebrações tradicionais e mostras culturais, este mês oferece uma abundância de experiências que irão …

Embarcar numa aventura para explorar um novo país é uma perspectiva empolgante, especialmente para os estudantes que procuram alargar os …

Com o sol de verão a brilhar intensamente e as temperaturas a subir, não há melhor forma de abraçar a estação do que rumar às deslumbrantes …

Desde celebrações culturais a festivais de música, julho em Portugal oferece algo para todos. Mergulha na atmosfera vibrante, explora o rico …

Portugal ganha vida em junho ao receber a época de Verão de braços abertos. Com as suas ruas pitorescas, atmosfera animada e rico património …

À medida que o final do semestre se aproxima, é altura de te concentrares e de te preparares para os importantes exames finais. Os exames …

Enquanto estudante universitário, é provável que estejas concentrado em obter o teu diploma e adquirir os conhecimentos e competências de …

O Dia da Liberdade, também conhecido como Dia da Liberdade, é um feriado nacional significativo em Portugal que comemora a revolução …

Iniciar uma nova aventura pode ser ao mesmo tempo excitante e desesperante. No entanto, se viveres connosco na Xior pode ser uma excelente …

Lisboa não é apenas a capital de Portugal, é também o centro do ensino superior do país. Lisboa oferece excelentes programas académicos, …

O Dia Internacional da Mulher é um dia importante para todas as mulheres em todo o mundo, incluindo as que vivem e trabalham nas nossas …

Estudar fora do teu país de origem é uma experiência que pode ser bastante transformadora.

Escolher onde irás morar durante a tua vida de estudante não é uma tarefa fácil. Irás enfrentar muitos tipos de serviços, opções e até …

A cultura portuguesa está espalhada por todos os lados, desde os grandes centros até a menor das vilas, desde o azulejo até a culinária …

No passado dia 1 de outubro, realizou-se a vigésima nona edição da World Traveller Awards em Espanha. Neste artigo iremos apresentar os …

Considerada uma das melhores cidades da Europa, Lisboa é bem conhecida pela sua vida noturna. A agitada vida noturna de Lisboa era um …

Portugal não é apenas um país de arquitetura diversa e rico em património cultural, mas também o mais escolhido de todos os destinos para …

Escolher a melhor zona para viver como estudante em Lisboa depende do teu perfil. Preferes um sítio com muitas opções de diversão noturna ou …

Vibrante e cosmopolita, Lisboa pode tem um estilo de vida agitado. O Porto, por outro lado, pode ser mais acessível, além de oferecer uma …

Portugal está repleto de opções incríveis de alojamento para ti. Tanto o Porto como Lisboa têm residências premium com estúdios totalmente …

Sabias que Portugal é um dos principais destinos de Erasmus na Europa? Sim! Isso porque existem inúmeras universidades bem classificadas em …