Muitos estudantes que mudam-se para Lisboa decidem procurar emprego depois de algum tempo a viver na cidade. Existem diferentes razões pelas quais isso acontece. Alguns estudantes gostam tanto de Lisboa que decidem ficar por lá. Outra razão - até bastante óbvia - é que ter um emprego é a melhor forma de arcar com os custos de vida noutro país ou cidade. Dessa forma, ser estudante em Lisboa não será tão caro, e poderás pagar o aluguel, fazer as compras mensais e talvez até mesmo economizar algum dinheiro para viajar.
Mas, acredites ou não, encontrar um emprego enquanto estudas em Lisboa vai muito além do dinheiro. Trabalhar vai trazer-te experiência, e muitas grandes empresas valorizam a experiência profissional no estrangeiro. Então, se estavas à procura de uma forma de melhorar o teu currículo, acabaste de encontrar uma. Outra coisa excelente é que trabalhar permite-te conhecer pessoas novas e fazer amigos com interesses e gostos semelhantes aos teus.
A questão é: como é que estudantes podem conseguir um emprego em Lisboa? Temos algumas dicas que podem ajudar-te a conseguir um emprego em Lisboa. Vê o nosso guia abaixo e descobre como conseguir aquele emprego com o qual sempre sonhaste!
1. Pesquisa informações sobre as burocracias e direito do trabalhadores em Portugal:
Esta é a nossa dica mais importante, pois obter informações sobre a legislação em Portugal é o primeiro passo que deves dar quando procurares um emprego em Lisboa. Assim, terás uma ideia clara do que é possível para ti e como podes organizar-te para encontrar o emprego dos teus sonhos em Lisboa. Por exemplo, estudantes estrangeiros da UE / EEE podem trabalhar em Lisboa - e em Portugal - sem restrições do governo. Mas estudantes de fora da UE / EEE precisaram de um visto que permita trabalhar em Portugal. Felizmente, o Visto de Estudos permite que estrangeiros trabalhem em Portugal, mas é necessário uma de autorização do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Em todo o caso, recomendamos a todos os estudantes, especialmente aos que não são da UE / EEE, que leiam o máximo de informação possível em fontes fiáveis para que possam aprender como trabalhar legalmente em Lisboa.
2. Pesquisa sobre o mercado atual de trabalho em Lisboa:
Também é importante que, antes de começares a procurar, tenhas pelo menos uma ideia de como é o mercado de trabalho em Lisboa. Uma ótima maneira de descobrires isso é conversar com as pessoas que vivem em Portugal ou Lisboa. Tens um amigo ou familiar que está em Lisboa? Não hesites em entrar em contacto para perguntar sobre a situação actual do mercado de trabalho. O desemprego aumentou devido à pandemia de COVID-19, mas mesmo assim algumas indústrias e empresas ainda estão a contratar. Setores como TI, comunicação/call center e, principalmente, atendimento ao cliente estão continuamente a contratar. O lado bom destes sectores, principalmente de atendimento ao cliente, é que eles costumam contratar nativos de outros idiomas que não o português, como inglês, francês, holandês, italiano e alemão.
3. Melhora o teu perfil no Linkedin e o teu currículo:
Isto é obrigatório não só para estudantes que estão a procura de emprego em Lisboa, mas para qualquer profissional que queira encontrar um trabalho. Não é segredo que, quando tu tiras algum tempo para melhorar o teu perfil no LinkedIn e o teu currículo, aumentas as chances de seres contratado. Se adoras o universo digital e gostas de estar online, vai até ao Linkedin, uma das redes sociais mais populares do momento, com uma média de 80 milhões de usuários activos por mês. O teu perfil do Linkedin vai ser a base da tua marca pessoal, portanto, cria um perfil forte, com uma imagem profissional, uma headline chamativa e boas descrições das tuas habilitações e conquistas. Além disso, reserva tempo do teu dia para fazeres publicações interessantes e interagires com outros usuários, mesmo que seja apenas através de likes e comentários. Dessa forma, a tua rede de contactos aumentará e os recrutadores terão mais chances de te encontrar. No Linkedin, também podes candidatar-te a empregos na tua cidade atual, neste caso, Lisboa.
Criar um bom currículo que destaque adequadamente as tuas habilitações e capacidades é fundamental. Faz a tua pesquisa e encontra um layout que faça justiça ao teu currículo. Além disso, estuda algumas dicas sobre como escrever um currículo forte em 2020 e estás pronto para seguir em frente.
4. Contacta agências de recrutamento:
Este pode ser um grande atalho para conseguires um emprego de estudante em Lisboa. Existem muitas agências de recrutamento conhecidas em Lisboa, podes visitar o site destas e verificar se existe alguma vaga para a qual te podes inscrever. O lado bom das agências de recrutamento é que estas têm grandes clientes, como multinacionais de renome, e podem até dar-te dicas profissionais de como melhorar o teu currículo ou preparar-te para uma entrevista.
5. Trabalhar como freelancer é uma excelente forma de ganhar dinheiro extra!
Os estudantes que sonham em tornar-se Digital Nomads ou trabalhar remotamente vão adorar esta dica. O trabalho como freelancer pode oferecer muita flexibilidade, e se conseguires um trabalho deste género enquanto estudas em Lisboa, é provável que consigas viajar mais enquanto trabalhas.
Tens habilidades em fotografia, ilustração, edição de vídeo, escrita criativa ou redes sociais? Não sejas tímido, mostra-as ao mundo! Os trabalhos de freelancer, especialmente em design, criação de conteúdo, edição de vídeo e redes sociais são muito populares entre os estudantes em Lisboa, e existem diferentes sites e plataformas interessantes onde podes pesquisar.
6. Faz uma lista das tuas empresas favoritas em Lisboa e vai em frente:
Há muitas multinacionais de renome em Lisboa. Acede à secção “carreiras” nos sites dessas empresas e verifica se existe alguma vaga que corresponda ao teu perfil. Também podes dar o primeiro passo e fazer candidaturas espontâneas em empresas nas quais gostarias de trabalhar. Em Lisboa, encontrará multinacionais como a Siemens, L’Oreal, Samsung, Vodafone, NOS, Nestlé, Mercedez e Nokia, só para citar algumas. Uma boa notícia: estas multinacionais costumam ter programas anuais de trainees e estágios remunerados, que são boas opções de trabalho para os estudantes que querem ganhar mais experiência.
Também podes ficar atento à oportunidades em startups. A cidade de Lisboa tem uma um cenário efervescente de empresas tech, com muitas startups novas que normalmente estão à procura de jovens talentos internacionais.